Os 7 dons do Espírito Santo


Para que possamos falar sobre os dons que o Espírito Santo pode nos presentear, primeiramente temos que nos fazer uma pequena pergunta; enfim, o que realmente é o Espírito Santo?
Existem muitos conceitos errados sobre o que seria, ou qual seria a identidade do Espírito Santo. Alguns o vêem como uma força mística, outros o entendem como sendo um poder impessoal que Deus disponibiliza aos seguidores de Cristo. No entanto, a Bíblia diz que o Espírito Santo é Deus, também nos diz que é uma Pessoa, um Ser com mente, emoções e uma vontade.
Segundo a sagrada escritura, aquele que mente ao Espírito Santo, está mentido para Deus: “_... não mentiste aos homens, mas a Deus.” (Atos 5:3-4). Outra característica interessante do Espírito Santo, é que o mesmo possui os atributos de Deus, como por exemplo, a onipresença: “_Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.” (Salmos 139:7-8). Em I Coríntios 2:10 vemos a característica de onisciência do Espírito Santo: “_Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.”
Podemos saber que o Espírito Santo é mesmo uma Pessoa porque possui uma mente, emoções e vontade, ou seja, Ele pensa e sabe, pode se entristecer, intercede por nós, toma decisões de acordo com Sua vontade. O Espírito Santo é Deus, a terceira “Pessoa” da Trindade. Como Deus, o Espírito Santo pode verdadeiramente agir como o Confortador e Consolador.
Finalmente, depois desse pequeno resumo do que seria o Espírito Santo, podemos agora citar quais seriam os dons oferecidos pelo mesmo, para nos ajudar e fortalecer na nossa jornada neste mundo. Nas postagens subseqüentes, mostrarei e explicarei detalhadamente cada dom. Mas, o que seriam os dons?
Os Dons o Espírito Santo, são qualidades especiais que nós recebemos principalmente no Sacramento do Crisma, por isso se diz que a Confirmação (Crisma) é o Sacramento do Espírito Santo, por ele nós recebemos um crescimento e aprofundamento da graça batismal. Estes dons não são concedidos às pessoas apenas para sua felicidade pessoal, Eles são concedidos para o bem da sua comunidade e para o bem do mundo inteiro. Nos são dados para ajudar a construir o Corpo Místico de Cristo e para o tornar santo,;tornam o Povo de Deus capaz de viver como Jesus viveu e concedem às pessoas tudo o que elas necessitam para se tornarem membros ativos e plenamente participantes da vida cristã.
Os dons do Espírito Santo estão exposto na fígura abaixo:




0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...