Os 7 Pecados Capitais


Muitos de nós já ouvimos falar dos 7 Pecados Capitais, não só quando estávamos no catecismo, quando nos preparávamos para receber o sacramento do Crisma, ou na igreja por intermédio do padre, mas também na televisão. A novela global, denominada Sete Pecados, retratou de forma interessante cada um destes pecados, estes definiam as características dos personagens da trama.
 Os sete pecados capitais denominam-se dessa forma por originarem outros pecados. Nas minhas próximas postagens vou situar cada um dos pecados capitais na bíblia, ou seja, futuramente irei me aprofundar em cada um destes. Por enquanto, apenas citarei os pecados, procurando dá uma pequena definição de cada um, são estes:

Soberba:
Tem haver com o nosso orgulho, onde nos achamos melhor que todo mundo, não respeitando o próximo e passando por cima de tudo e de todos. Você se torna o seu próprio Deus pois a glória de tudo o que você faz sempre vai para você mesmo. O seu umbigo passa a ser o centro do universo.

Avareza:
Relativo ao apego e ao amor ao dinheiro. O dinheiro passa a ser tudo para você e você acredita que com o dinheiro pode fazer tudo e comprar tudo, inclusive as pessoas. As pessoas passam a valer menos que seu dinheiro. Seu deus se torna o dinheiro.

Luxúria:
Apego aos prazeres sexuais. Sua vida passa a girar em torno do sexo. Se você vê um homem/mulher já pensa em sexo. Como exemplo da luxúria podemos citar: o adultério (traição) e a fornicação (sexo no namoro ou sexo fora do casamento), cobiçar a mulher/homem do próximo, a masturbação, o homossexualismo e lesbianismo, a zoofilia (sexo com animais).

Ira:
Brigamos a qualquer momento e com qualquer pessoa mesmo sem ter motivo. Quando guardamos mágoa ou rancor por alguém e não perdoamos mesmo que Jesus nos mande.

Gula:
Quando comemos até não agüentar mais, chegando até mesmo a passar mal. Quando já saciamos nossa fome, mas comemos o bife do outro deixando-o sem comida.

Inveja:
Queremos ter algo igual, só porque nosso próximo tem, trata-se do famoso olho gordo. Relativo à cobiça e a todo tipo de inveja, da mulher, das amizades, do emprego, dos bens materiais, etc.

Preguiça:
Quando temos todo tempo do mundo a nossa disposição, e mesmo assim deixamos de fazer as boas coisas em função de Deus e do próximo, para ficar sem fazer nada.
 
 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...