Liturgia da Bíblia


17ª semana comum
(domingo)

Primeira Leitura: I Reis (3,5. 7-12)

Naqueles dias, 5em Gabaon, o Senhor apareceu a Salomão, em sonho, e lhe disse: “Pede o que desejas, e eu te darei”. 7E Salomão disse: “Senhor meu Deus, tu fizeste reinar o teu servo em lugar de Davi, meu pai. Mas eu não passo de um adolescente, que não sabe ainda como governar. 8Além disso, teu servo está no meio do teu povo eleito, povo tão numeroso que não se pode contar ou calcular. 9Dá, pois, ao teu servo, um coração compreensivo, capaz de governar o teu povo e de discernir entre o bem e o mal. Do contrário, quem poderá governar este teu povo tão numeroso?” 10Esta oração de Salomão agradou ao Senhor. 11E Deus disse a Salomão: “Já que pediste esses dons e não pediste para ti longos anos de vida, nem riquezas, nem a morte de teus inimigos, mas sim sabedoria para praticar a justiça, 12vou satisfazer o teu pedido; dou-te um coração sábio e inteligente, como nunca houve outro igual antes de ti, nem haverá depois de ti”.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.



Compreendendo a palavra de Deus:


A 1ª Leitura diz-nos que o rei Salomão, embora jovem, tem plena consciência das dificuldades inerentes  ao cargo dum governador. Descernimento, sentido de justiça e capacidade de ouvir os súbditos, são virtudes que o bom governante deve cultivar em alto grau. Por isso, pede a Deus que o conceda sabedoria para liderar seu povo, que é bastante numeroso: “_Dá, pois, ao teu servo, um coração compreensivo, capaz de governar o teu povo e de discernir entre o bem e o mal.”
Assim sendo, fica evidente o quanto bom foi Salomão, que ao invés de pedir riquezas, vida fácil, roupas, ou seja, coisas tolas e fúteis, como a maioria das pessoas fazem em suas orações, pediu algo que não engrandece seu bolso, mas sim, sua alma, a sabedoria para ser justo com o próximo. Com essa atitude Salomão deixa o Senhor satisfeito, o fazendo conceder o pedido: “_Já que pediste esses dons e não pediste para ti longos anos de vida, nem riquezas, nem a morte de teus inimigos, mas sim sabedoria para praticar a justiça, 12vou satisfazer o teu pedido; dou-te um coração sábio e inteligente, como nunca houve outro igual antes de ti, nem haverá depois de ti”.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...