Soberba



A soberba é o sentimento da ostentação, do supérfluo, do prazer. Quando se quer ser melhor que os outros, aparecer mais e não tolera competidores. Não podendo vencê-los, os diminui,ridiculariza, enfim, joga sujo para conseguir o que quer, pois perder não está em seu vocabulário.
O soberbo não consegue ver nada além de seu próprio umbigo, por isso, olha o mundo ao redor de si, achando-se o centro do universo. Quem nunca se deparou uma pessoa assim? Infelizmente hoje em dia não tem sido muito difícil, na escola, no trabalho, no cotidiano conhecemos muitas pessoas que possuem essas características.
Tais pessoas vivem em um mundo de faz de conta, onde se iludem por acharem que são bons de mais para pedir ajuda, ou para aceitar qualquer conselho. Algumas se iludem, tentando enganar os outros, fingindo ser o que não são, andando com roupas caras e nariz empinado, misturando-se com pessoas igualmente soberbas, aí quando são desmascaradas, são enxotadas do mundo dos ricos e sábios e ridicularizadas no seu próprio meio.
Como todo pecado avaliado pela igreja como capital(vem do latim caput,cabeça)a soberba traz consigo um leque de “amigos”,todos,de uma forma ou de outra,ligados a ela:a luxuria,a altivez,a presunção,a vaidade,a arrogância e o orgulho.A”cabeça”gerou todos esses membros,daí o nome,capital.O demônio da soberba é o nosso conhecido lúcifer,o anjo decaído.Aquele mesmo que tentou Cristo,lembram:-Tudo isso te darei se prostrado me adorares”;porque é isso que o soberbo quer,adoração.
Segundo a sagrada escritura:
Provérbios 16:18: “A soberba precede a destruição, e a altivez do espírito precede a queda.” A humildade produz honra.
Provérbios 29:23: “A soberba do homem o abaterá; mas o humilde de espírito obterá honra.” Deus é contra os orgulhosos.
Pedro I 5:5-6: “Semelhantemente vós, os mais moços, sede sujeitos aos mais velhos. E cingi-vos todos de humildade uns para com os outros, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte.” Os mais novos devem respeito e humildade para com os mais velhos, além disso, o orgulho pode separar-nos de Deus e das outras pessoas.
Lucas 18:14: “Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado; mas o que a si mesmo se humilhar será exaltado.”  Os orgulhosos serão humilhados. Aqueles que são humildes têm seu lugar guardado ao lado do Senhor.
Mateus 18:4: “Portanto, quem se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no reino dos céus.” Uma humildade semelhante à de uma criança é de muito valor no céu.
O soberbo vive enamorado consigo mesmo, gosta de se mostrar,quer despertar inveja e admiração.O soberbo quer sempre estar no topo.Não pode viver sem platéia. Nossa civilização está calcada no orgulho e na presunção; não aceita competidores; não tolera dissidentes; por isso tende a ser destruída. A humildade, é a essência da sabedoria e da graça de Deus.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...