Corpus Christi

      
     Na postagem anterior fiz uma pequena apresentação sobre o que estaria objetivando fazer nesse marcador, especificamente. Disse que falaria de datas importantes para os cristãos e a Igreja Católica. Bom, como muitos devem estar cientes, ontem (quinta-feira, 7 de junho de 2012) foi feriado de Corpus Christi, palavra que vem do latim e significa "Corpo de Cristo" .
     Ontem na missa recebi um texto de Pe. Paulo Bazaglia que deixa bem claro o sentido e a importância desta data, este se denomina Pão partido para a vida:
   “Em muitas cidades hoje as ruas se enfeitam para a procissão com o Santíssimo Sacramento. Procissão que é um modo de manifesta nossa adoração a Cristo Jesus, presente de forma real no Sacramento da Eucaristia, com seu corpo e sangue.
   É importante e muito bom que expressemos os nossos sentimentos em relação à Eucaristia, Sacramento que alimenta nossa vida de fé. Mas é também essencial que nunca percamos de vista que o fundamento da Eucaristia é o próprio Senhor doando sua vida pela humanidade. E isso para que o espetáculo não esconda, mas faça aparecer o ator principal: o Senhor que doa a própria vida, partilhando-a como alimento.
      Na Eucaristia, memorial da ceia do Senhor, Cristo é comida que se parte, é bebida que se distribui. E numa vida que padece e se doa até a morte pelos outros, há bem mais de amor e compromisso do que de triunfo. Este amor que o levou ao compromisso, nosso Mestre nos deixou como memorial, para que, repetindo seu gesto de partilha da comida e da bebida, tivéssemos a certeza de que ele, ressuscitado, continua em nosso meio, alimentando-nos.
      A beleza da solenidade de hoje, portanto, está no amor de nosso Irmão Maior. E o melhor modo de demonstrar o que a Eucaristia significa para nós é repetir hoje seu gesto de amor. No rito, que renova sua presença e alimenta nosso compromisso. E também fora da celebração, para que o rito tenha significado em nossa vida e não seja simples fórmula. Pois quem assimila o corpo e sangue de Jesus assimila seu modo de ser e de agir.
      Que a Eucaristia seja de fato expressão de nosso compromisso cristão de partilhar a vida em comunidade. Assim é que nos tornamos membros do único Corpo de Cristo. Toda e qualquer demonstração externa de nossa fé carregará então o genuíno sentido de gratidão por um Deus que se doa e se entrega na cruz para ressurgir vitorioso.”
    Faz-se necessário que nos mantenhamos firmes na fé em Cristo, e na Eucaristia, pois existem aqueles que duvidam do milagre da conversão do pão e vinho em corpo e sangue. Pecado maior não é desacreditar, e sim, se manter descrente em relação à veracidade de um rito tão importante, onde Jesus se permite nos habitar após nos alimentarmos Dele. Trata-se de algo sublime, aqueles que verdadeiramente passam por esta experiência sabem o quanto nos sentimos bem, e em paz. Portanto, não se deixem abalar, estejam sempre firmes e vigilantes na fé, procurando sempre a força do Espírito Santo para auxiliá-los.
    Abaixo,estarei postando um vídeo da Comunidade Canção Nova, que fala da Origem de Corpus Christi:


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...